quarta-feira, 16 de julho de 2014

APROVAÇÃO NA OAB


           

Conquistar a aprovação no Exame da Ordem é um dos maiores sonhos daqueles que concluem a faculdade em Direito. É tornar concreto os cinco anos da graduação; fazer valer todo o esforço durante o curso. Não é fácil, mas com dedicação, disciplina e estratégia é possível conquistar.

Após minha aprovação no XIII Exame da Ordem, alguns amigos pediram auxílio sobre como estudar para o referido exame, então resolvi escrever sobre isso.

Passar no Exame da OAB requer um estudo estratégico. Nem sempre quem tem mais conhecimento é o que passa, o sucesso aqui é uma questão de estratégia.



ESTRATÉGIA

Ter uma estratégia em tudo é sempre muito importante. Caminhar sem saber para onde ir é um perigo, e a principal dificuldade em qualquer estratégia é a execução. Portanto, monte sua estratégia de uma maneira que possa confortavelmente cumpri-la. É frustrante planejar algo e não executar.

A estratégia que adotei para o Exame de Ordem foi estudar matérias de menor conteúdo com o máximo de questões, esgotar os assuntos mais cobrados nessas matérias e garantir as questões respectivamente cobradas.

Não é preciso estudar “muito”, mas sim estudar o importante e esgotar este importante.

Eu tinha pouco mais de um mês e sabia que não ia conseguir estudar tudo. Assim, realizei algumas pesquisas sobre o que deveria estudar. Separei, por exemplo, Direito Constitucional, porque é uma matéria que ajudará em todas outras e era minha escolha para a segunda fase. Portanto, como forma de estratégia, dê maior importância para o estudo da respectiva matéria escolhida para a segunda fase do Exame.

Muitos sites e blogs orientam o estudo de matérias de maior peso, como Direito Civil, Direito Penal, Direito Processual Civil, mas entendo que isso não é uma boa dica. Rever tudo de Civil e Penal para o Exame de Ordem é quase impossível, a não ser que tenha muita afinidade pela matéria. Portanto, estude os principais assuntos de matérias mais curtas, além das matérias com as quais tenha mais afinidade, para assim somar um maior número de questões.



ALIADOS

Para a aprovação em qualquer prova, podemos utilizar aliados que facilitarão este anseio. Aliados são meios que te ajudarão nessa conquista.

Do mesmo modo, devemos nos afastar de “inimigos”, ou seja, tudo que pode te atrapalhar nessa conquista. Os “inimigos” por vezes são os próprios amigos que na ânsia da sua companhia, acabam te distraindo; o facebook; a televisão; as opiniões alheias que podem te colocar para baixo, além de outras que não contribuem em nada com o seu objetivo.

Estudar para o Exame da OAB não tem essa de “vamos ver no que vai dar”. Foram cinco anos da sua graduação. Se você vai fazer, faça para passar! Não há receita milagrosa, a verdade para a aprovação em qualquer exame sempre será “as várias horas de bunda na cadeira.”

Existem vários blogs, sites, livros e resumos que podem ser aliados nessa conquista. Admito que sou totalmente contra os resumos e resumões, isso sempre será prejuízo para o ensino jurídico, para a Advocacia e para o Direito, mas infelizmente, na conquista da aprovação do Exame de Ordem, ainda é um mal necessário.

Destaco aqui o blog Portal Exame da Ordem, que foi muito importante para mim. Livros com dicas, como por exemplo, o Dicas para OAB CERS. Aplicativos disponíveis para android e ios, por exemplo, o OAB de Bolso, que também me ajudou muito.



DIREITO MATERIAL

Estudar o Direito Material é mais uma vez uma questão de estratégia. Portanto, esqueça os livrões de doutrina e teorias (que dor sinto em falar isso). Mas é a verdade, o negócio é estudar a LEI. No máximo uma sinopse. A lei sempre será o mais cobrado em provas.

Dentro de cada matéria que havia separado, eu realizei uma pesquisa do que era mais cobrado nas provas da OAB e só estudava isso (veja aqui). É um risco, mas pequeno. Separei o que mais era cobrado em Constitucional e só estudei isso, nada além.[1]



UM PRESENTE DE DEUS

A matéria de Ética da Advocacia é realmente um presente de Deus. São dez questões relativamente fáceis. Essa matéria não tem conversinha. Você tem que gabaritar. Portanto, estude tudo, faça esquemas, resumos, revisões e tudo que conseguir para gabaritar Ética. É uma matéria tranquila e até gostosa de estudar. Leia toda a legislação: Estatuto da Advocacia; Código de Ética da Advocacia e Regulamento Geral da OAB.

Aos que se interessarem, posso enviar as minhas anotações da matéria e outros conteúdos.




O MAIOR E MAIS SIMPLES SEGREDO

Resolução de questões é a maior verdade no mundo dos concursos e exames. Portanto, se puder compre algum livro de questões para OAB, qualquer um que tenha questões comentadas recentes e faça todas ou tantas quanto puder. Se não puder adquirir um livro, utilize o site Questões de Concursos (ele possui um campo de questões apenas da OAB). Faça questões e mais questões. Quando errar, e você vai errar muitas, aprenda com o erro (e este é grande segredo). Releia a questão, leia os artigos correspondentes e continue.

Recomendo o livro de questões comopassarnaoab.com. É muito bom, mas qualquer um com questões comentadas e atualizadas serve. Eu fazia questões a todo instante. Principalmente nos últimos dias. O aplicativo que já citei, OAB de Bolso, ajudou muito, ele permite você resolver questões de uma maneira rápida pelo aparelho celular.



O MAIS IMPORTANTE

Confie em você. Enfrentar o Exame de Ordem é muito importante para aqueles que graduaram em Direito. Portanto, siga sua estratégia, invista todo o tempo que puder. Vai valer a pena. Confie em Deus!




[1] Atual distribuição de questões no Exame de Ordem.


DISCIPLINAS
Questões em média
Ética da OAB
10
Direito Civil
7
Processo Civil
6
Direito Penal
6
Processo Penal
5
Direito do Trabalho
6
Processo do Trabalho
5
Direito Constitucional
7
Direito Administrativo
6
Direito Empresarial
5
Direito Tributário
4
Direitos Humanos
3
Filosofia do Direito
2
Direito Ambiental
2
ECA
2
Direito do Consumidor
2
Direito Internacional
2
TOTAL
80 

2 comentários:

  1. MUITO BOM! Realmente é uma grande conquista, tem que se esforçar e tentar passar o quanto antes porque vale a pena. Eu adicionaria como conselho ficar MUITO tranquilo na hora da prova, treinar o controle emocional pra ficar zem, usar TODO o tempo disponível no dia, talvez ser o último a sair da sala. Além de, contar com os amigos de verdade, fazer grupos de estudos (até no whatsap) buscar motivação.

    Parabéns pelo blog Rudney!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pela excelente contribuição Kainã Ribeiro. Parabéns mais uma vez pela sua ousadia e sucesso também no exame de Ordem!

      Excluir